Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PLANO DE AULA


Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Informática Básica
O uso de processadores de texto.
Ensino Médio
Informática Básica
O uso de processadores de texto.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os dois processadores de texto mais utilizados;
  • Utilizar algumas ferramentas do processadores de textos BrOffice Writer;
  • Produzir e formatar um texto no BrOffice Writer.
Duração das atividades
3 aulas de 45 minutos.
 
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A história do computador e os primeiros softwares. A utilização da internet como meio de pesquisa.
 
Estratégias e recursos da aula

AULA 01

Nesta primeira aula será colocado a importância dos softwares processadores de texto e sua utilização nos mais variados campos.
Através de pesquisa na internet, os alunos pesquisarão sobre processadores de textos, sua utilização, para que é utilizado, por quem são utilizados, etc.
Esta pesquisa tem a intenção de despertar o interesse dos alunos e fornecer uma base sobre processadores de textos.
AULA 02

Esta aula será ministrada na sala informatizada. É importante que haja um computador por aluno, para um melhor aprendizado.
Com a utilização do projetor (data show) os alunos acompanharão as explicações e praticarão nas máquinas da sala de informática.
Nesta aula será iniciado as explicações de como utilizar as ferramentas do BrOffice Writer para edição e formatação de textos.
As ferramentas trabalhadas serão: Novo arquivo, abrir, fechar, salvar, salvar como, exportar como PDF, visualizar página, imprimir, copiar, colar, selecionar fonte, tamanho da fonte, negrito, italico, sublinhado, alinhar a esquerda, alinhar a direita, centralizar, justificar, formatar parágrafo, formatar página.

AULA 03

Nesta última aula será colocado em prática as orientações da aula anterior.
Será solicitado aos alunos a digitação de um pequeno texto. Após será solicitado aos alunos a formatação deste texto utilizando as ferramentas que foram objeto de estudo na aula anterior.
Nesta atividade é importante que novamente cada aluno tem acesso a um computador. Os alunos poderão trocar informações e ajudar seus colegas, elucidando algumas dúvidas, porém será proibido “fazer” o exercício para o colega.
Ao final, será promovido um debate com os alunos, onde poderá ser colocado suas dificuldades, dúvidas ou mesmo algum fato novo referente a utilização dos processadores de textos.

Recursos Complementares
Arquivo que explica, como utilizar o BrOffice Writer:

Avaliação
  • O aluno deverá ser avaliado;
  • Pelo acompanhamento das aulas;
  • digitação;
  • Formatação do texto;

Nenhum comentário:

Postar um comentário