Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental Final
|
Informática Básica
|
O uso de processadores de texto.
|
Ensino Médio
|
Informática Básica
|
O uso de processadores de texto.
|
Dados
da Aula
O
que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer os dois processadores de texto mais utilizados;
- Utilizar algumas ferramentas do processadores de textos BrOffice Writer;
- Produzir e formatar um texto no BrOffice Writer.
Duração
das atividades
3 aulas de 45 minutos.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A história do
computador e os primeiros softwares. A utilização da internet como
meio de pesquisa.
Estratégias
e recursos da aula
AULA 01
Nesta primeira aula será colocado a
importância dos softwares processadores de texto e sua utilização
nos mais variados campos.
Através de pesquisa na internet, os
alunos pesquisarão sobre processadores de textos, sua utilização,
para que é utilizado, por quem são utilizados, etc.
Esta pesquisa tem a intenção de
despertar o interesse dos alunos e fornecer uma base sobre
processadores de textos.
AULA 02
Esta aula será ministrada na sala
informatizada. É importante que haja um computador por aluno, para
um melhor aprendizado.
Com a utilização do projetor (data
show) os alunos acompanharão as explicações e praticarão nas
máquinas da sala de informática.
Nesta aula será iniciado as
explicações de como utilizar as ferramentas do BrOffice Writer para
edição e formatação de textos.
As ferramentas trabalhadas serão: Novo
arquivo, abrir, fechar, salvar, salvar como, exportar como PDF,
visualizar página, imprimir, copiar, colar, selecionar fonte,
tamanho da fonte, negrito, italico, sublinhado, alinhar a esquerda,
alinhar a direita, centralizar, justificar, formatar parágrafo,
formatar página.
AULA 03
Nesta última aula será colocado em
prática as orientações da aula anterior.
Será solicitado aos alunos a digitação
de um pequeno texto. Após será solicitado aos alunos a formatação
deste texto utilizando as ferramentas que foram objeto de estudo na
aula anterior.
Nesta atividade é importante que
novamente cada aluno tem acesso a um computador. Os alunos poderão
trocar informações e ajudar seus colegas, elucidando algumas
dúvidas, porém será proibido “fazer” o exercício para o
colega.
Ao final, será promovido um debate com
os alunos, onde poderá ser colocado suas dificuldades, dúvidas ou
mesmo algum fato novo referente a utilização dos processadores de
textos.
Recursos
Complementares
Arquivo que explica, como utilizar o
BrOffice Writer:
Avaliação
- O aluno deverá ser avaliado;
- Pelo acompanhamento das aulas;
- digitação;
- Formatação do texto;
Nenhum comentário:
Postar um comentário