Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

EM BUSCA DA HISTÓRIA BARRIGA-VERDE


Em busca da história Barriga-Verde, descobrimos que poucos autores escreveram sobre o tema. Apenas alguns livros, editados já há algum tempo, deram suporte para essa pesquisa.
A história Barriga-Verde tem início no ano de 1739, quando o Brigadeiro José da Silva Paes, primeiro governador da Província de Santa Catarina, organiza, juntamente com um complexo sistema de defesa composto por fortificações, um Batalhão de Artilheiros Fuzileiros de quatro companhias, que veio a ser o Regimento de Infantaria de Linha da Província de Santa Catarina, mais tarde, também conhecido como regimento Barriga-verde, completando assim, o sistema de defesa da Ilha de Santa Catarina.
Este Regimento participou de inúmeras batalhas em defesa das Terras catarinenses e também brasileiras. Sendo seu principal campo de batalha, a Província do Rio Grande de São Pedro, atual Rio Grande do Sul.
Apesar de sua extinção em 1831, sua fama permaneceu e foi relembrada nas Guerras do Uruguai e Paraguai (1864-1870). Os regimentos recrutados para estas Guerras, já eram respeitados e vistos como dignos “descendentes” dos valorosos Barrigas-Verdes.
Outras versões dizem que a origem do nome deriva de um peitilho, colete ou faixa verde, que seria peça do uniforme deste batalhão. Mas, segundo CABRAL, (1968) isto não passaria de lenda. “se tal alcunha teve o Regimento, não deveu a qualquer peça do uniforme, mas por ter sido ele composto de barrigas-verdes”.

Fonte: OLIVEIRA, Pedro Luiz.  O estado de Santa Catarina: a coletividade catarinense a partir do gentílico barriga-verde, vista pelos alunos do ensino básico de tubarão – SC.  do Curso de Licenciatura em História – Tubarão. 2010. 72 f. Monografia – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário